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Propostas para construir o Ifes que queremos

Construir o Ifes que queremos exige compromisso com as pessoas e coragem para transformar a realidade com base na escuta, no planejamento e na ação.

As propostas que apresento aqui têm como foco central a permanência estudantil, a valorização dos servidores, a modernização da gestão, a inclusão, a internacionalização e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. São compromissos concretos, que respondem aos desafios da instituição com responsabilidade, técnica e sensibilidade.

Mais do que um plano, este é um convite: vamos juntas e juntos transformar o Ifes com coragem, escuta e compromisso com o bem comum.

Eixos

Gestão Humanizada, Inclusão e Diversidades

  • Valorizar ações e ambientes pautados pelo diálogo, pela escuta, pela equidade e pelo fortalecimento de vínculos institucionais e interpessoais. 
  • Reconhecer o respeito mútuo, a corresponsabilidade e o cuidado como fundamentos para relações mais humanas e seguras no cotidiano institucional, com base em princípios da Comunicação Não Violenta e da Mediação de Conflitos.
  • Implantar o programa “Encontro com a Reitora”, com o objetivo de promover um  diálogo contínuo entre a gestão da Reitoria e a comunidade acadêmica dos campi, fortalecendo a escuta atenta, a transparência e a construção coletiva de uma gestão participativa.
  • Fortalecer os Núcleos institucionais com apoio técnico, recursos financeiros e humanos, incentivando projetos permanentes e garantindo atuação integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão. 
  • Promover ações permanentes de debate e acolhimento à dignidade humana, visando a construção de um ambiente institucional acolhedor, seguro e livre de qualquer forma de preconceito, discriminação ou violência.
  • Implementar uma Política Institucional de Inclusão e Diversidade, promovendo ações integradas e permanentes que garantam o acesso, ingresso, permanência e sucesso dos estudantes e servidores, com foco na equidade e no respeito às diversidades sociais, étnico-raciais, culturais, de gênero, territoriais e de condições específicas.
  • Apoiar o protagonismo do Comitê Institucional para a Promoção da Cultura de Paz e das comissões locais, como espaços legítimos de escuta, mobilização e articulação.
  • Implantar o Laboratório Institucional de Acessibilidade com Tecnologias Assistivas e com uma equipe técnica especializada para atuar de forma colaborativa com os campi.
  • Ampliar práticas curriculares, extracurriculares e didático-pedagógicas que valorizem a história e a cultura africana, afro-brasileira, indígena e quilombola.

Valorização dos Servidores e Qualidade de Vida no Trabalho

  • Institucionalizar ações voltadas à promoção da saúde física, mental, social e emocional, por meio da criação de uma Coordenadoria dedicada à Qualidade de Vida no Trabalho, fortalecendo e ampliando o Programa de Qualidade de Vida em todas as unidades.
  • Fortalecer o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), na modalidade teletrabalho, garantindo o atendimento  à legislação vigente e a flexibilidade para atender às especificidades e demandas de cada unidade.
  • Estimular a formação contínua dos servidores TAEs e docentes com foco na integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, promovendo formações internas e incentivando a pós-graduação.
  • Ampliar parcerias com Programas de Pós-graduação Stricto Sensu – mestrados e doutorados interinstitucionais (Minter e Dinter) – para promover  a formação dos servidores TAEs e docentes, em todas as unidades.
  • Criar uma rede de parcerias internacionais para cursos de pós-graduação, formação continuada e intercâmbios alinhados às carreiras dos servidores TAEs e docentes.
  • Criar o Programa de formação “ProIntegra Ifes” com foco em ambientação institucional dos servidores, fortalecendo os vínculos com a instituição e ampliando a rede de relações intercampi.
  • Criar o “Programa Institucional de Apoio à Participação em Eventos” para incentivar, apoiar e valorizar a participação de servidores TAEs e docentes em eventos científicos, tecnológicos e acadêmicos, de forma equitativa e alinhada às políticas institucionais de desenvolvimento profissional e inovação.
  • Criar um grupo de trabalho para realizar a revisão das normas internas de progressão docente com o objetivo de simplificar os processos e agilizar os trâmites, em consonância com a legislação vigente.
  • Assegurar a continuidade das ações para regulamentação da carga horária dos servidores TAEs, dentro da jornada de trabalho regular, para atuação em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
  • Criar um Comitê com o objetivo de monitorar, planejar e zelar pelo cumprimento das cláusulas acordadas ao final da Greve dos Servidores (2024), assegurando transparência, diálogo permanente e resolutividade das ações.
  • Desenvolver um programa institucional de fortalecimento de lideranças, com foco na formação e promoção da equidade étnico-racial e de gêneros, em cargos de gestão e função de representação.
  • Institucionalizar o “Conexões Ifes” como espaço permanente de formação continuada, integração e intercâmbio de experiências.
  • Instituir o “Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio” para coordenar ações integradas de combate às diversas formas de violência no ambiente de trabalho, promovendo uma cultura organizacional pautada no respeito e na dignidade.

Permanência e Assistência Estudantil

  • Promover a vinculação administrativa da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) ao Gabinete da Reitoria para assegurar maior protagonismo às políticas de permanência e apoio estudantil.
  • Criar, no âmbito da Diretoria de Assuntos Estudantis, as Coordenadorias de Assistência Estudantil, de Esportes, de Diversidades e Inclusão e de Alimentação, Nutrição e Saúde.
  • Buscar fontes complementares de recursos para ampliar os programas de auxílio estudantil.
  • Implementar e monitorar o Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito com indicadores por campus.
  • Implantar uma “Ouvidoria Estudantil” como canal permanente, acessível e acolhedor para escuta, mediação e encaminhamento das demandas da comunidade discente.
  • Dialogar com a comunidade para criação de uma política de alimentação e nutrição que atenda às demandas e especificidades da comunidade estudantil.
  • Implementar programas de mentoria e tutoria estudantil, além de integrar ações de acolhimento e acompanhamento acadêmico.
  • Implantar um sistema unificado de gestão da assistência estudantil, promovendo eficiência, transparência e acompanhamento dos indicadores.
  • Assegurar a implantação de refeitórios em todos os campi.
  • Desenvolver, junto aos Núcleos, estratégias específicas para estudantes em situação de vulnerabilidade.
  • Fomentar projetos com foco na permanência e na equidade estudantil, por meio de captação de recursos que ampliem o impacto das ações.
  • Promover ações para implementar e fortalecer a curricularização da extensão, a iniciação científica e o Programa Jovem Aprendiz nos cursos técnicos e superiores.
  • Ampliar ações de arte, cultura e esportes em diálogo com o Núcleo de Arte e Cultura e as lideranças estudantis.
  • Criar o Programa “Ifes Cultural e Esportivo” com edital anual para projetos de arte, cultura e esportes em todos os campi.
  • Ampliar os espaços culturais, esportivos e centros de vivência estudantil nos campi.
  • Viabilizar com aporte financeiro a participação estudantil em olimpíadas e competições científicas, culturais, esportivas e das áreas profissionais.
  • Adquirir veículos de transporte coletivo destinados ao transporte de estudantes para atividades pedagógicas, acadêmicas, culturais, esportivas e científicas entre os campi do Ifes.
  • Implementar o auxílio de inclusão digital com pacotes de dados, com empréstimo de equipamentos e com espaços adequados para estudo. 
  • Assegurar a regularidade e o cumprimento dos prazos de pagamento para as bolsas de extensão, de pesquisa, de iniciação científica, de pós-graduação, para os programas de assistência estudantil, dentre outros que tenham por finalidade a permanência estudantil.

Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

  • Promover ações estruturadas e contínuas que consolidem a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, gerando impacto acadêmico, científico, social e tecnológico.
  • Implantar mecanismos permanentes de integração e sistematização dos procedimentos administrativos, acadêmicos e operacionais entre as Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-Graduação (PRPPG) e Extensão (Proex).
  • Instituir editais periódicos de fomento a projetos de ensino nos diferentes níveis e modalidades de ensino ofertados pelo Ifes.
  • Fortalecer e ampliar editais de fomento aos núcleos institucionais, aos programas e aos projetos de pesquisa e extensão institucionais.
  • Estabelecer convênios e termos de cooperação com as redes municipais e estadual de educação, do desenvolvimento social e do trabalho, com organizações filantrópicas e do terceiro setor, visando ampliar e fortalecer a oferta dos cursos técnicos e a verticalização.
  • Criar a Coordenadoria de Processos Seletivos Multicampi para cursos técnicos e de graduação.
  • Definir cronograma de pagamento das equipes que atuam em processos seletivos multicampi.
  • Fortalecer a atuação das coordenações de curso com suporte administrativo.
  • Estabelecer espaços permanentes de diálogo e formação para coordenadores de cursos, por meio de calendário anual de encontros.
  • Promover a verticalização do ensino considerando os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, respeitando os percentuais de oferta definidos na lei de criação dos Institutos Federais.
  • Consolidar a curricularização da extensão nos cursos do Ifes, com simplificação e integração dos processos, assegurando o cumprimento das diretrizes nacionais e a valorização da extensão como parte do currículo.
  • Consolidar e expandir a modalidade de Educação a Distância no Ifes como uma estratégia institucional de democratização do acesso, inovação pedagógica e ampliação da oferta educacional.
  • Fortalecer e ampliar ações de “EaD em Rede” por meio de parcerias com foco na interiorização, inclusão social e formação continuada.
  • Desenvolver e implementar um programa institucional voltado ao fortalecimento e à ampliação da oferta de EJA integrada à formação profissional (EJA-EPT).
  • Adquirir e atualizar acervos bibliográficos físicos e digitais, alinhados às temáticas dos cursos e às demandas acadêmicas.
  • Criar um Comitê Gestor para fomentar, coordenar e ampliar a participação  nas principais competições/olimpíadas científicas, culturais, esportivas e das áreas profissionais, nacionais e internacionais, integrando formação acadêmica, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico nas diferentes áreas do conhecimento.
  • Sistematizar o diagnóstico, a discussão e a elaboração de um plano estratégico voltado aos desafios e potencialidades dos cursos de graduação.
  • Instituir e realizar anualmente a “Semana da Graduação” e a “Feira de Cursos Técnicos” com o objetivo de fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como a identidade da Rede Ifes.
  • Desenvolver ações de fomento ao empreendedorismo de impacto social e ambiental, para promoção de soluções inovadoras, com foco na formação de estudantes, fomentando o desenvolvimento de empresas incubadas, e a criação de startups e de negócios sociais sustentáveis.
  • Instituir uma Comissão Técnica composta por representantes institucionais e parceiros estratégicos para avaliar o status de implantação do “Parque Tecnológico Cidade da Inovação” e, com base na análise conjunta, subsidiar a tomada de decisão quanto às próximas etapas do projeto.
  • Articular parcerias público-privadas para desenvolver ações junto ao “Parque Tecnológico Cidade da Inovação”, atraindo investimentos que integrem ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, com foco no desenvolvimento regional do Estado do Espírito Santo.
  • Fomentar a internacionalização da pesquisa e da inovação, por meio da ampliação de parcerias com instituições estrangeiras, participação em redes internacionais de ciência e tecnologia, incentivo à publicação em revistas de alto impacto e apoio à mobilidade acadêmica de pesquisadores e estudantes.
  • Promover missões técnico-científicas para servidores TAEs e docentes em instituições de referência, nacionais e internacionais, com ênfase no intercâmbio de boas práticas acadêmicas, científicas e tecnológicas.
  • Implantação de um sistema com o objetivo de otimizar a gestão integrada da extensão, desburocratizar os processos e os fluxos, qualificar o acompanhamento das ações e fortalecer a atuação dos servidores e estudantes envolvidos nas atividades extensionistas.
  • Sistematizar os indicadores para mensurar o impacto quantitativo, social e acadêmico das ações de ensino, pesquisa e extensão no Ifes, promovendo a articulação entre as áreas e o uso estratégico das informações na gestão e no planejamento institucional.
  • Consolidar e expandir núcleos incubadores e empresas juniores, promovendo a articulação em rede e fortalecendo a atuação por meio de formação, apoio institucional e conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento regional.
  • Ampliar a Rede de Educadores Ambientais por meio da sistematização de ações que fomentem a inserção da dimensão socioambiental nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.
  • Reduzir assimetrias regionais no desenvolvimento da Pós-graduação no Ifes, por meio de políticas afirmativas, apoio estruturado e integração estratégica, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

Internacionalização, Mobilidade Acadêmica e Integração Intercultural

  • Expandir Programas de Mobilidade Acadêmica e Dupla Diplomação por meio de parcerias estratégicas com instituições estrangeiras e integrando práticas acadêmicas e de pesquisa multiculturais.
  • Instituir editais periódicos de fomento para estudantes e servidores TAEs e docentes para participarem de programas de internacionalização, que atendem de forma equitativa os diferentes níveis de ensino.
  • Estimular a realização e a participação de servidores TAEs, docentes e estudantes em eventos multiculturais, feiras internacionais e semanas acadêmicas temáticas.
  • Ampliar a oferta de cursos de línguas estrangeiras gratuitos para servidores TAEs, docentes e discentes com foco em proficiência linguística.
  • Promover atividades de integração entre estudantes de diferentes países, ampliando a formação intercultural, o domínio de línguas estrangeiras e o engajamento global da comunidade acadêmica.
  • Fomentar a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação, ampliando a colaboração com instituições acadêmicas, científicas e empresariais internacionais.
  • Estabelecer programas de intercâmbio e de mobilidade internacional para servidores TAES e docentes.
  • Ampliar a presença de estudantes estrangeiros em programas de mobilidade acadêmica e dupla diplomação no Ifes e fortalecer o Programa Host Family.

Gestão Democrática, Transparência e Governança

  • Incorporar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como referência estratégica nos processos de planejamento, gestão e tomada de decisões em todas as instâncias do Ifes, assegurando coerência com os objetivos institucionais.
  • Integrar os resultados da avaliação institucional aos processos de governança.
  • Desenvolver e executar um Plano Diretor de Infraestrutura com foco na continuidade das obras em execução, na manutenção, na ampliação e na adequação dos espaços físicos em todos os campi.
  • Aprimorar os mecanismos de planejamento para definição de prioridades e de alocação de recursos de investimento, promovendo maior envolvimento da comunidade nas decisões orçamentárias.
  • Implementar no portal do Ifes um painel de acesso público com dados atualizados e organizados sobre orçamento, assistência estudantil, contratos, indicadores acadêmicos e gestão de pessoas.
  • Realizar estudos com vistas a reduzir a burocracia excessiva e simplificar processos administrativos.
  • Implantar soluções baseadas em inteligência artificial para modernizar processos institucionais, com foco na automação de rotinas administrativas, otimização da gestão de dados e melhoria na tomada de decisões.
  • Valorizar a comunicação como ferramenta para promover a transparência, a participação e o sentimento de pertencimento entre os diversos públicos do Ifes. 
  • Ampliar o uso da linguagem simples e acessível nos documentos e comunicações institucionais.
  • Viabilizar um espaço institucional e contínuo de diálogo, articulação e cooperação entre Grêmios, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos com foco na construção de agendas comuns em defesa dos interesses dos estudantes.
  • Promover seminários periódicos sobre o orçamento do Ifes, com linguagem acessível e participação de diferentes setores da comunidade acadêmica, visando ampliar a transparência, a compreensão e o engajamento nas decisões orçamentárias.
  • Instituir um fundo patrimonial, conforme a Lei nº 13.800/2019, para captação de recursos privados e doações, objetivando desenvolver estratégias voltadas a ações esportivas, culturais, técnico-científicas, sociais e de sustentabilidade ambiental.
  • Submeter à apreciação do Conselho Superior uma proposta de alteração regimental que assegure assento ao SINASEFE como representante legítimo dos servidores TAEs e docentes no Conselho Superior do Ifes.
  • Propor e discutir junto à comunidade uma resolução com diretrizes institucionais para os processos eleitorais de escolha de dirigentes com regras objetivas e fixas sobre prazos, comissões, candidaturas, campanhas, fiscalização e votação.
  • Desenvolver ações institucionais para captação de recursos junto aos Poderes executivos e legislativos municipais, estaduais e federal, voltados para o fortalecimento da sustentabilidade financeira dos campi.
  • Promover a melhoria contínua da infraestrutura de TI (redes de dados e videomonitoramento e sistemas) para atender às necessidades acadêmicas e administrativas da instituição.

Todos os compromissos em um só lugar

Já conheceu as propostas da nossa campanha?

Agora você pode baixar o plano completo, com todos os compromissos de gestão reunidos em um único documento.

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